domingo, 24 de junho de 2007

A EVOLUÇÃO DA MORADA DE DEUS

Para iniciarmos nossas reflexões sobre Espaço Litúrgico convêm entendermos como o Senhor foi aos poucos se revelando presente na vida humana.


1. DEUS CRIADOR ESTÁ PRESENTE NA CRIAÇÃO:
“Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.” Sb. 1,7
“Poderá um homem se ocultar de tal modo que eu o não veja? - oráculo do Senhor. Porventura não enche minha presença o céu e a terra? - oráculo do Senhor.” Jr 23,24


2. A PEDRA MARCA A PRESENÇA DIVINA – BET EL = Casa de Deus
“Jacó, despertando de seu sono, exclamou: “Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!”. E, cheio de pavor, ajuntou: “Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu.” No dia seguinte, pela manhã, tomou Jacó a pedra: sobre a qual repousara a cabeça e a erigiu em estela, derramando óleo sobre ela. Deu o nome de Betel a este lugar, que antes se chamava Luz. Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes.” Gn 28, 16-22.

3. O SENHOR SE MANIFESTA NA MONTANHA E PERMANECE COM O POVO ELEITO NA ARCA DA ALIANÇA.
“Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.” Ex. 3, 1-2

“Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” Ex 25, 22

4. DEUS CAMINHA DE TENDA EM TENDA DESDE O DESERTO ATÉ O REI DAVI
“O povo dobrou suas tendas e dispôs-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca.” Js 3,14

5. O REI SALOMÃO CONSTRÓI UM TEMPLO DE PEDRA PARA A ARCA DA ALIANÇA
“O templo que o rei Salomão edificou ao Senhor tinha sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura.” 1Rs. 6,2
“Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais... Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor”. 1Rs 8, 6-10

6. A CIDADE DE JERUSALÉM SE TORNA O “CENTRO DO MUNDO” MORADA DE DEUS
“Porque o Senhor escolheu Sião, ele a preferiu para sua morada. É aqui para sempre o lugar de meu repouso, é aqui que habitarei porque o escolhi.” Sl 131, 13-14

7. JESUS É O TEMPLO DE DEUS
“Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! Mas ele falava do templo do seu corpo.” Jo 2, 19-21

8. O CRISTÃO É A MORADA DE DEUS
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Cor 3,16
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” 1 Cor 6,19

9. A ASSEMBLÉIA CRISTÃ, O CORPO MÍSTICO, ISTO É A IGREJA, É O LUGAR DA PRESENÇA DE DEUS
“Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mt 18,20
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mt 16,18
“Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.” 1 Cor 10,17
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.” 1 Cor 17, 27.

Portanto, o fiel batizado é o Templo de Deus e o espaço cristão é a CASA DA IGREJA, a “Nova Jerusalém”, o lugar do Apocalipse Hodierno, da Revelação.
“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” Ap. 21, 1-3

Escreva aqui suas impressões e tire suas dúvidas sobre o assunto apresentado.
PAZ & BEM!

Nenhum comentário: