terça-feira, 22 de julho de 2008

O Espaço Litúrgico no Missal Romano (última parte)

O lugar de conservação da Santíssima Eucaristia

314. De acordo com a estrutura de cada igreja e os legítimos costumes locais, o Santíssimo Sacramento seja conservado num tabernáculo, colocado em lugar de honra da igreja, suficientemente amplo, visível, devidamente decorado e que favoreça a oração[1].
Normalmente o tabernáculo seja um único, inamovível, feito de material sólido e inviolável não transparente, e fechado de tal modo que se evite ao máximo o perigo de profanação[2]. Convém, além disso, que seja abençoado antes de ser destinado ao uso litúrgico, segundo o rito descrito no Ritual Romano[3].
315. Em razão do sinal é mais conveniente que no altar em que se celebra a Missa não haja tabernáculo onde se conserva a Santíssima Eucaristia[4].
É preferível, pois, a juízo do Bispo diocesano, colocar o tabernáculo:
a) no presbitério, fora do altar da celebração, na forma e no lugar mais convenientes, não estando excluído o altar antigo que não mais é usado para a celebração (n. 303);
b) ou também numa capela apropriada para a adoração e oração privada dos fiéis[5], que esteja organicamente ligada com a igreja e visível aos fiéis.
316. Conforme antiga tradição mantenha-se perenemente acesa uma lâmpada especial junto ao tabernáculo, alimentada por óleo ou cera, pela qual se indique e se honre a presença de Cristo[6].
317. Além disso, de modo algum se esqueça tudo o mais que se prescreve, segundo as normas do Direito, sobre a conservação da Santíssima Eucaristia[7].

As imagens sagradas

318. Na liturgia terrena, a Igreja antegozando, participa da liturgia celeste, que se celebra na cidade santa de Jerusalém, para a qual, peregrina, se encaminha, onde Cristo está sentado à direita de Deus, e venerando a memória dos Santos, espera fazer parte da sociedade deles[8].
Por isso, segundo antiqüíssima tradição da Igreja, as imagens do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos sejam legitimamente apresentadas à veneração dos fiéis nos edifícios sagrados[9] e aí sejam dispostas de modo que conduzam os fiéis aos mistérios da fé que ali se celebram. Por isso, cuide-se que o seu número não aumente desordenadamente e sua disposição se faça na devida ordem, a fim de não desviarem da própria celebração a atenção dos fiéis[10]; normalmente, não haja mais de uma imagem do mesmo santo. De modo geral, procure-se na ornamentação e disposição da igreja, quanto às imagens, favorecer a piedade de toda a comunidade e a beleza e a dignidade das imagens.

[1] Cf. S. Congr. dos Ritos, Instr. Eucharisticum mysterium, de 25 de maio de 1967, n. 54: A.A.S. 59 (1967) p. 568; Instr. Inter Oecumenici, de 26 de setembro de 1964, n. 95: A.A.S. 56 (1964) p. 898.
[2] Cf. S. Congr. dos Ritos, Instr. Eucharisticum mysterium, de 25 de maio de 1967, n. 52: A.A.S. 59 (1967) p. 568; Instr. Inter Oecumenici, de 26 de setembro de 1964, n. 95: A.A.S. 56 (1964) p. 898; S. Congr. dos Sacramentos, Instr. Nullo umquam tempore, de 28 de maio de 1938, n. 4: A.A.S. 30 (1938) p. 199-200; Ritual Romano, A Sagrada Comunhão e o culto do mistério eucarístico fora da Missa, ed. típica 1973, n. 10-11; CIC, cân. 938 § 3.
[3] Cf. Ritual Romano, Ritual de Bênçãos, ed. típica 1984, Bênção de Novo Tabernáculo Eucarístico, n. 919-929.
[4] Cf. S. Congr. dos Ritos, Instr. Eucharisticum mysterium, de 25 de maio de 1967, n. 55: A.A.S. 59 (1967) p. 569.
[5] Cf. ibidem, n. 53: AAS 59 (1967) p. 568; Ritual Romano, A Sagrada Comunhão e o Culto Eucarístico fora da Missa, ed. típica 1973, n. 9; CIC, cân. 938 § 2; João Paulo II, Carta Dominicae Cenae, de 24 de fevereiro de 1980, n. 3: A.A.S. 72 (1980) p. 117-119.
[6] Cf. CIC, cân. 940; S. Congr. dos Ritos, Instr. Eucharisticum mysterium, de 25 de maio de 1967, n. 57: A.A.S. 59 (1967) p. 569; cf. Ritual Romano, A Sagrada Comunhão e o Culto Cucarístico fora da Missa, ed. típica 1973, n. 11.
[7] Cf. particularmente S. Congr. dos Sacramentos, Instr. Nullo umquam tempore, de 28 de maio de 1938: A.A.S. 30 (1938) p. 198-207; CIC, cân. 934-944.
[8] Cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. sobre a S. Liturgia, Sacrosanctum Concilium, n. 8.
[9] Cf. Pontifical Romano, Ritual da Dedicação de Igreja e de Altar, ed. típica 1977, cap. IV, n. 10; Ritual Romano, Ritual de Bênçãos ed. típica 1984., Bênção de imagens que são colocadas à veneração pública dos fiéis, n. 984-1031.
[10] Cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. sobre a S. Liturgia, Sacrosanctum Concilium, n. 125.

7 comentários:

osátiro disse...

Rezemos pelos Católicos da Índia, vítimas de perseguições e mortes:

http://www.zenit.org/article-19338?l=portuguese

osátiro disse...

Rezemos pelos Católicos da Índia perseguidos e assassinados:

http://www.zenit.org/article-19338?l=portuguese

Marcos Lemos disse...

Muito bom... muito bom mesmo o material disponível aqui no blog.

Parabéns!

Marcos Lemos - http://lemosideias.blogspot.com/

Vitor disse...

Que a paz de Jesus e o amor de Nossa Senhora estejam com vc!
Rogério, vc não sabe o quanto eu fico feliz em ter encontrado este blog. Nossa, eu estou radiante!
Sabe por que? Porque as pessoas, nós leigos, precisamos entender sobre as coisas da nossa Igreja! Precisamos entender sobre a nossa Doutrina! Nós não sabemos praticamente nada!!!

Meus parabéns, meu irmão! De coração!
Continue firme no seu trabalho de instruir a todos os visitantes do seu blog!

Grande abraço do seu irmão em Cristo Jesus!

Vitor

http://movimentosalvaialmas.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog ! Eu também sou arquiteta e achei o tema muito importante e que merece ser cada vez mais divulgado.

A paz de Jesus !

Anônimo disse...

"Olá amigo Arquiteto,

Acabei de visitar o seu blog. Que alegria ver quantos irmãos estão investindo na internet para a evangelização. Bendito seja Deus e parabéns pela iniciativa!

Quero me apresentar, sou Fernanda Cavanha Nobre. Faço parte da equipe de divulgação da rádio Beatitudes, vc já conhece (www.radiobeatitudes.com)?

A webradio Beatitudes é uma radio 24 hs de evangelização no ar, além de temos uma vasta grade de programação AO VIVO. gostaria de convidar você para conhecer, vale a pena :)
E olha que legal: vc pode incrementar seu blog colocando o player da rádio pra tocar nele... legal né? to passando pra vc o link para vc ver como faz, se for de seu interesse. http://www.radiobeatitudes.com/beatitudesnoblog.htm

É isso aí... Deus abençoe esta sua missão de evangelizar na internet, viu????
Obrigada pelos seus textos e artigos...
Fraternalmente,

Fernanda Cavanha Nobre
COM DEUS ATÉ O FIM MESMO SEM ENTENDER"

Erick Sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), Sou aspirante franciscano integrante do blog união de blogs catolicos, na procura de blogs catolicos conseguimos le encontrar e neste momento tenho uma grande alegria de informar que você foi mais um dono de blog catolico convocado a cotribuir para o blog UNIÃO DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você aceite colocar o link de nosso blog em seu blog, informamos que o seu blog já esta sendo divulgado por nós, no entanto a evangelização e divulgação de seu blog em nosso sitema já esta acontecendo e sendo feita, estamos disponibilizando e divulgando seu blog para toda a web,le informamos que a cada atualização seu blog irá estar sendo divulgado mais amplamente. AJUDE-NOS SANTA PESSOA POIS NOS AJUDANDO VOCÊ IRÁ ESTA DIVULGANDO OUTROS BLOGS CATÓLICOS QUE PRECISAM DE NOSSA AJUDA.

link do nosso site: www.uniaocatolica.blogspot.com/


informamos também que nós estamos trabalhando no projeto de modernização de blogs, então se você desejar modernizar seu blog e deixa-lo com uma aparéncia mais bela e leve, você pode nos solicitar e nós faremos isso para você, e você irá escolher o modelo novo de seu blog a cor e outras alterações que você deseje fazer.

Mas isso só depende de você! venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.